A RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança – achou que seria o momento oportuno para criar o Centro de Formação de Professores da Riscos (CFPR), dedicado à formação contínua de docentes do ensino pré-escolar, básico e secundário. A ideia não é recente, tendo vindo a ser amadurecida ao longo dos anos, em paralelo com a própria evolução da associação.

O PROSEPE (Projeto de Sensibilização e Educação Florestal da População Escolar), ainda que dedicado a um risco específico, não só deu um forte contributo para a criação da RISCOS, mas também a impulsionou, jogo desde os seus primeiros passos, no sentido de vir a promover a formação das/os professoras/es, aliando a investigação científica à transferência de conhecimento para a sociedade, em especial para as escolas.

Com efeito, entre outros objetivos, a RISCOS assumiu como missão partilhar com as escolas o conhecimento científico desenvolvido ao longo de vários anos, pois julgamos que a educação é um pilar fundamental de qualquer sociedade que se pretende resiliente, ativa e cidadã. Recordando os próprios estatutos (artigo 3.º), foi claro o compromisso de serem promovidas “ações de formação na área dos riscos, prevenção e segurança“, bem como ações de sensibilização com vista à instauração de uma cultura assente na proteção de pessoas e bens. Por outro lado, a RISCOS também está comprometida no auxílio à formação dos próprios jovens, cujo “Perfil à saída da escolaridade obrigatória”[1] deve permitir que consigam avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia, assim como lidar com a mudança e com a incerteza num mundo em rápida transformação.

Estão à disposição das professoras e dos professores vários cursos, sejam eles de formação inicial, de formação específica, ou de atualização e, também, oficinas de formação, em áreas diversas que incluem desde abordagens mais gerais e introdutórias, a temas específicos na área dos riscos naturais, riscos antrópicos e riscos mistos. Todos estes cursos são acreditados pelo CCPFC e ministrados por formadoras e formadores com vasta experiência docente, quer em termos de coordenação e organização de ações de formação para professores, quer no relacionamento com as Escolas dos Ensinos Básico e Secundário.

Vimos também convidar-vos a integrar a RISCOS, inscrevendo-se como sócios, já que poderão usufruir de inúmeras vantagens, nomeadamente de recepção da revista Territorium em versão impressa e descontos em todas as ações de formação em que se vierem a inscrever.

É com imenso gosto que vos recebemos na RISCOS, esperando que possamos trabalhar em conjunto, na promoção dos valores do ensino, da formação contínua e da educação para a redução do risco.

Com as mais cordiais saudações,

Fátima Velez de Castro

 

[1] Documento disponível em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf, acedido a 18-6-2020.