As diversas ações de formação têm como objetivo sensibilizar os Professores do Ensino Pré-Escolar e dos Ensinos Básicos (1.º, 2.º e 3.º ciclos), do Ensino Secundário e da Educação Especial, para as questões relacionadas com os riscos, designadamente em termos de:

  1. Identificação dos conceitos associados aos riscos (naturais, antrópicos e mistos) e respetivos subtipos;
  2. Análise de catástrofes com origem natural, antrópica e mista, numa lógica multiescalar;
  3. Apresentação genérica dos conteúdos constantes do RERisco, sobre riscos naturais, bem como sobre as respetivas causas, os principais efeitos e a localização das áreas geográficas mais suscetíveis a cada tipo de risco;
  4. Conhecimento dos comportamentos de prevenção e de medidas de autoproteção apropriadas a cada situação em que haja manifestação de riscos naturais.

Consciencializando os docentes para a problemática dos riscos, adquirindo e aumentado capacidades e competências pedagógicas que lhes permitam abordar com à vontade estas temáticas em sala de aula, promovendo uma cidadania ativa, e tornando-os capazes de virem a formar cidadãos solidários e conscientes em matéria de proteção e socorro, contribuindo assim para a promoção, na sociedade portuguesa, de uma cultura estratégica de segurança.