Cursos de Formação de Atualização: Colóquios, congressos, simpósios, jornadas ou iniciativas congéneres
(Exclusivos para Professores de Educação Pré-Escolar, Ensinos Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos), Secundário, e de Educação Especial, do Sistema de Ensino Português)
(Circular de Divulgação | Cartaz Geral)
Mais informações sobre o V Congresso Internacional de Riscos, podem ser consultadas em: https://vcir.riscos.pt/
Ações Acreditadas pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua):
CFA 1: Reabilitação, recuperação, reconstrução e resiliência após a catástrofe
| Carga horário: 15 horas | código CCPFC: 110460 | ver certificado e condições
CFA 2: Metodologia para análise de riscos e para avaliação de catástrofes
| Carga horário: 15 horas | código CCPFC: 110461 | ver certificado e condições
CFA 3: Ciência e tecnologia na redução do risco: Contributos para a gestão de crises
| Carga horário: 15 horas | código CCPFC: 110462 | ver certificado e condições
CFA 4: Riscos geomorfológicos do NW de Portugal (cancelado)
| Carga horário: 15 horas | código CCPFC: 110463 | ver certificado e condições
CFA 5: Processos, vulnerabilidades e riscos. Dos conceitos à sua aplicação na redução do risco
| Carga horário: 30 horas | código CCPFC: 110464 | ver certificado e condições
Conteúdos
Nas sociedades atuais, as populações exigem um elevado nível de segurança e bem-estar, assim como a preservação da qualidade do ambiente. Reconhecendo o crescente impacte das crises na sociedade e a sua complexidade em vastas áreas do globo, a redução do risco de catástrofes e a construção de sociedades mais resilientes constituem objetivos do Quadro de Sendai 2015-2030, o qual se articula em torno de quatro prioridades:
- Aprofundar o conhecimento sobre riscos e manifestações de catástrofes;
- Fortalecer a análise e gestão do risco e das suas manifestações, as catástrofes;
- Investir na redução do risco de catástrofes para uma melhor resiliência;
- Reforçar a componente da preparação para uma resposta mais efetiva.
A articulação com toda a sociedade civil e, em especial, com a comunidade escolar, tanto através da educação, desde os primeiros anos de vida, como da comunicação para a redução dos riscos, constituem importantes e poderosas ferramentas para a promoção de uma cultura de segurança.
A educação e comunicação que estão na base destes cursos são ferramentas essenciais para garantir a sensibilização da população em matéria de autoproteção e, deste modo, promover uma melhor aplicação do princípio da precaução, contribuindo para a adoção de medidas não só preventivas, antes do risco se manifestar, mas também de mitigação das consequências sempre que ele vier a manifestar-se. Além disso, no decurso da catástrofe e na fase de recuperação possibilitam, ainda, validar, partilhar, disseminar e combinar diversas informações, provenientes de várias fontes.
Objetivos
Estes cursos de formação visam sensibilizar os Professores do Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Educação Especial, para as temática da reabilitação, recuperação, reconstrução e resiliência após a catástrofe designadamente em termos de:
- Discutir o contributo da ciência e da tecnologia para o melhor entendimento dos processos antes, durante e depois das catástrofes;
- Refletir sobre a terminologia e os conceitos relacionados com as ciências do risco e sua aplicação a estudos de caso de manifestações de risco, gestão de crises e mitigação dos respetivos impactes;
- Explorar e discutir diferentes métodos de análise de riscos e de avaliação dos respetivos impactes;
- Analisar os riscos associados às mudanças climáticas, numa perspetiva tanto temporal, como espacial;
- Fortalecer a resiliência sócio-ambiental através da adequação dos processos de reabilitação, recuperação e reconstrução;
- Debater estratégias de comunicação do risco, bem como dinâmicas e práticas educativas e, ainda, outras ações de consciencialização pública.
Formadores
Luciano Lourenço Professor Catedrático da Universidade de Coimbra Adélia de Jesus Nobre Nunes Professora Associada c/ Agregação da Universidade de Coimbra António Avelino Batista Vieira Professor Auxiliar da Universidade do Minho |
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Destinatários | Regime e Frequência |
Professores dos Grupos de Recrutamento: 100 – Educação Pré-Escolar; 110 – Ensino Básico – 1.º Ciclo; 230 – Matemática e Ciências da Natureza; 420 – Geografia; 520 – Biologia e Geologia; 910, 920 e 930 – Educação Especial |
As sessões realizam-se presencialmente, a não ser que sejam impostas medidas de contingência associadas ao contexto de COVID19. Nesse caso, os cursos decorrerão por videoconferência. |
Plano dos Cursos | |
Viagens de 1 dia – O custo, além da inscrição no curso, inclui a reserva de um lugar no autocarro, um exemplar impresso do livro-guia e um almoço (volante) a fornecer pela organização; (Tendo em consideração que estava prevista a visita a empresas, por motivos de mitigar possíveis contágios de COVID-19, a visita sobre os Riscos Tecnológicos foi cancelada). |
Inscrição Formulário de inscrição (descarregar) |
Dados pagamento Nome da Conta: RISCOS | NIF: 506 731 391 |
Sessões
1. Conferência de abertura: “As TIC’s no apoio à gestão operacional do risco” (12/10)
Orador: Licenciado Alexandre Penha, Adjunto de Operações Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
2. Sessões temáticas e de Poster (de 13, 14 e 15/10)
Oradores: Diversos participantes nacionais e estrangeiros, desde alunos de mestrado ou de doutoramento a professores, investigadores e técnicos de proteção civil;
3. Mesa-redonda: ”Agir hoje para proteger o amanhã – DRMKC” (13/10)
Oradores: Reputados especialistas da Comissão Europeia do Disaster Risk Management Knowledge Centre, coordenado pela Doutora Montserrat Marin Ferrer;
4. Mesa-redonda: “Adaptação das operações de proteção e socorro às oscilações climáticas” (14/10)
Orador principal: Prof. Doutor Jorge Olcina Cantos, Catedrático da Univ. de Alicante, com a participação de especialistas da: ANEPC, ICNF e a GNR;
5. Conferência de encerramento: “Todos somos agentes de proteção civil, mas uns mais do que os outros” (15/10)
Orador: Jornalista Celso Paiva Sol, da Rádio Renascença, que acompanha habitualmente as áreas da segurança e da proteção e socorro.
Avaliação
Cada um dos cursos realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:
- Assiduidade e participação nos vários momentos dos cursos de formação (1,5/10 valores);
- Realização de “Relatório” sobre os conteúdos do curso de formação (8,5/10):
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- Utilização adequada de terminologia científica (4/10);
- Capacidade crítica e argumentativa (3/10);
- Organização e estética (1,5/10).