INRIS – Iniciação aos Riscos: 

Ação Acreditadas pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
Código: CCPFC/ACC-111786/21    |    Carga Horária: 12,5 horas    |    Ver Certificado e Condições
A presente ação revela para progressão em carreira de Professores dos Grupos 420 e 520.
Formulário de Inscrição: descarregar, preencher e enviar para riscos@riscos.pt,
ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento.

Data:
a anunciar    | Preçário: 00,00€ (a definir)
A ação apenas se realiza com a participação mínima de 10 professores.

(Exclusivos para Professores do 3.º Ciclo do Ensinos Básico e do Ensino  Secundário, do Sistema de Ensino Português)

(Circular de Divulgação  |  Cartaz Geral)

Conteúdos

   O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), produzido na sequência do protocolo de colaboração estabelecido entre a DGE, DGEstE e a ANEPC, foi elaborado numa perspetiva de Educação e Proteção Civil, tornando-se num documento orientador com vista a implementar a Redução do Risco no Ensino, desde a Educação Pré-Escolar, aos Ensinos Básico e Secundário. Acresce que a inclusão do estudo dos riscos nos Programas e Metas Curriculares de diversas disciplinas justifica a formação ou a atualização dos conhecimentos técnico-científicos dos professores.
   Ora, a promoção de ações de formação na área dos riscos, prevenção e segurança é um dos fins da RISCOS, pelo que a inserção deste curso no seu plano de atividades cria condições para se iniciar a formação dos docentes no âmbito do RERisco, consciencializando-os para a problemática dos riscos, no contexto de uma cidadania ativa, e tornando-os capazes de virem a formar cidadãos solidários e conscientes em matéria de proteção e socorro, contribuindo assim para a promoção, na sociedade portuguesa, de uma cultura estratégica de segurança, o que, entre outros aspetos, passa por lhes:
    – Ministrar uma componente técnica e científica sobre os diferentes tipos de riscos;
    – Aumentar a sua perceção sobre os riscos que, no dia-a-dia, podem afetar os seus alunos;
    – Dar a conhecer medidas de autoproteção adequadas aos diferentes tipos de riscos.

 

Objetivos

Este curso tem como objetivo sensibilizar os Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e do Ensino Secundário, para as questões relacionadas com os riscos, designadamente em termos de:

  1. Identificação dos conceitos de risco: natural, antrópico e misto, bem como dos respetivos subtipos;
  2. Apresentação genérica dos conteúdos, constantes do RERisco, sobre riscos naturais, antrópicos e mistos, bem como sobre as respetivas causas, ou os principais efeitos e a localização das áreas geográficas mais suscetíveis a cada tipo de risco;
  3. Conhecimento dos comportamentos de prevenção, por forma a promover a aquisição de hábitos de segurança, com vista à minimização do risco;
  4. Aplicação das medidas de autoproteção apropriadas a cada situação em que haja manifestação de riscos.

 

Formadores                  Destinatários

Luciano Lourenço
Professor Catedrático (Jubilado) da Universidade de Coimbra                          Professores dos Grupos de Recrutamento: 420 – Geografia; 520 – Biologia e Geologia;

 

Regime e Frequência

As sessões realizam-se presencialmente, a não ser que sejam impostas medidas de contingência associadas ao contexto de COVID19. Nesse caso, os cursos decorrerão por videoconferência.

 

Metodologias de realização da ação

A ação terá 12,5 horas (8h presenciais e 4,5h não presenciais, à distância-assíncronas), distribuídas da seguinte forma:

  • Enquadramento, objetivos da aprendizagem e aspetos conceptuais (1h – presencial);
  • Análise do risco e capacidade de antecipação: Prevenção e Preparação (1h30 – presencial);
  • Capacidade de resposta e gestão da crise: Socorro (organização do teatro de operações) e Recuperação (1h-presencial);
  • Forma de organização do socorro: o Sistema Nacional de Proteção Civil e planeamento, direção e coordenação das operações (1h – presencial);
  • Segurança no século XXI e a Educação para o Riscos (1h – presencial);
  • Temas e subtemas e a classificação dos riscos: tipos e subtipos (1h30 – presencial);
  • Resultados da aprendizagem e medidas de prevenção e de autoproteção (1h – presencial);
  • Trabalho Projeto (relatório individual) (4,5h – não presenciais, à distância- assíncronas).

 

Módulos da ação

  1.  Enquadramento e aspetos conceptuais
    1.1 – Objetivos da aprendizagem;
    1.2 – Definição de conceitos: risco, perigo e crise; severidade, vulnerabilidade e perigosidade; anomalia, desvio, incidente, acidente, acidente grave e catástrofe.
  2. Análise dos riscos e gestão das crises
    2.1 – Análise hierárquica das componentes do risco. Processos associados à severidade das manifestações: probabilidade, suscetibilidade e intensidade;
             Vulnerabilidades presentes no território: Exposição, Sensibilidade e Capacidades de Antecipação e de Resposta;
    2.2 – Organização de Teatros de Operações em função de diferentes cenários de manifestação de risco, formas de atuação das equipas de socorro e sucesso das
              intervenções que só terminam com a reabilitação do território afetado;
    2.3 – Princípio da subsidiariedade e forma de organização do socorro.
  3.  Segurança no século XXI e Educação para o Risco
    3.1 – Identificação do que fazer (ou não fazer) perante cada risco e dos problemas existentes em cada território para desvendar soluções participadas e coletivas,
              trabalhando em interação e com confiança em situações de emergência
    3.2 – Caraterização dos diferentes tipos e subtipos de risco;
    3.3 – Medidas de prevenção (estruturais e conjunturais) e Medidas de autoproteção.

 

Formulário de inscrição

Descarregue e preencha o documento, salve as alterações e envie para riscos@riscos.pt, ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento.

Dados pagamento

Nome da Conta: RISCOS | NIF: 506 731 391
IBAN: PT50 0035 0255 0023 5192 8307 9
BIC/SWIFT: CGDIPTPL

 

Avaliação

Este curso realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:

1) Participação na ação de formação (2/10 valores).
     1.1) Critérios de avaliação do ponto 1:
             – Assiduidade contínua e interação (1/10);
              – Qualidade científica das intervenções e espírito crítico (1/10).

2) Trabalho Projeto “Os casos práticos e o contexto escolar: da planificação à ação” – relatório individual (8/10 valores):
     2.1) Critérios de avaliação do ponto 2:
               – Utilização adequada de terminologia científica (3/10);
               – Capacidade crítica e argumentativa (2/10);
               – Integração da discussão de conteúdos da acção de formação com a obra (2/10);
               – Organização e estética (1/10).