INRISMIS – Iniciação aos Riscos e às Catástrofes Mistas: 

Ação Acreditadas pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
Código: CCPFC/ACC-111785/21    |    Carga Horária: 12,5 horas    |    Ver Certificado e Condições
A presente ação revela para progressão em carreira de Professores dos Grupos 420 e 520.
Data: a anunciar    | Ficha de Inscrição (descarregar, ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento)
A ação apenas se realiza com a participação mínima de 10 professores.



Conteúdos

   O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), produzido na sequência do protocolo de colaboração estabelecido entre a DGE, DGEstE e a ANEPC, foi elaborado numa perspetiva de Educação e Proteção Civil, tornando-se num documento orientador com vista a implementar a Redução do Risco no Ensino, desde a Educação Pré-Escolar, aos Ensinos Básico e Secundário. Acresce que a inclusão do estudo dos riscos nos Programas e Metas Curriculares de diversas disciplinas justifica a formação ou a atualização dos conhecimentos técnico-científicos dos professores.
   Ora, a promoção de ações de formação na área dos riscos, prevenção e segurança é um dos fins da RISCOS, pelo que a inserção deste curso no seu plano de atividades cria condições para se iniciar a formação dos docentes no âmbito do RERisco, consciencializando-os para a problemática dos riscos, no contexto de uma cidadania ativa, e tornando-os capazes de virem a formar cidadãos solidários e conscientes em matéria de proteção e socorro, contribuindo assim para a promoção, na sociedade portuguesa, de uma cultura estratégica de segurança, o que, entre outros aspetos, passa por lhes:
    – Ministrar uma componente técnica e científica sobre os diferentes tipos de riscos mistos;
    – Aumentar a sua perceção sobre os riscos mistos que podem vir a afetar os aluno;
    – Dar a conhecer medidas de autoproteção adequadas à plena manifestação dos riscos mistos.

 

Objetivos

Este curso tem como objetivo sensibilizar os Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e do Ensino Secundário, para as questões relacionadas com os riscos, designadamente em termos de:

  1. Discussão do conceito de “risco misto”, bem como das suas três componentes;
  2. Inter-relação entre fenómenos naturais e antrópicos;
  3. Apresentação genérica dos conteúdos constantes do RERisco, sobre riscos mistos, bem como sobre as respetivas causas, os principais efeitos e a localização das áreas geográficas mais suscetíveis a cada tipo de risco;
  4. Conhecimento dos comportamentos de prevenção e de medidas de autoproteção apropriadas a cada situação em que haja manifestação de riscos antrópicos.

 

Formadores                  Destinatários

Adélia Nunes                                                                                                         Professores dos Grupos de Recrutamento: 420 – Geografia; 520 – Biologia e Geologia;
Professora Auxiliar com Agregação da Universidade de Coimbra
Bruno Martins
Professor Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto
Luciano Lourenço

Professor Catedrático (Jubilado) da Universidade de Coimbra

 

Regime e Frequência

As sessões realizam-se presencialmente, a não ser que sejam impostas medidas de contingência associadas ao contexto de COVID19. Nesse caso, os cursos decorrerão por videoconferência.

 

Metodologias de realização da ação

A ação terá 12,5 horas (8h presenciais e 4,5h não presenciais, à distância-assíncronas), distribuídas da seguinte forma:

  • O quadro teórico, concetual e metodológico (3 horas, presenciais);

  • Os riscos mistos e as suas manifestações (5 horas, presenciais);

  • Educação para os riscos mistos (4,5 horas, não presenciais-assíncronas)”.

 

Módulos da ação

  1.  O quadro teórico, conceptual e metodológico:
    1.1 – Definição de “risco misto”, bem como das suas principais componentes;
    1.2 – Análise de catástrofes mistas paradigmáticas, numa lógica multiescalar;
    1.3 – Apresentação de metodologia de trabalho em riscos mistos.
  2. Os riscos mistos e as suas plenas manifestações:
    2.1 – Riscos de componente atmosférica;
    2.2 – Riscos de componente geodinâmica;
    2.3 – Riscos biomédiocos ou do foro infecto-contagioso.
  3.  Educação para os riscos misto:
    3.1 – Identificação do que fazer (ou não fazer) perante cada manifestação de risco misto, de modo a trabalhar em interação e com confiança em situações de emergência;
    3.2 – Análise do tema dos riscos mistos nos currículos escolares;
    3.3 – Conceção de atividades pedagógicas sobre a temática dos riscos misto.

 

Dados pagamento

Nome da Conta: RISCOS | NIF: 506 731 391
IBAN: PT50 0035 0255 0023 5192 8307 9
BIC/SWIFT: CGDIPTPL

 

Avaliação

Este curso realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:

1) Participação na ação de formação (2/10 valores).
     1.1) Critérios de avaliação do ponto 1:
             – Assiduidade contínua e interação (1/10);
              – Qualidade científica das intervenções e espírito crítico (1/10).

2) Trabalho Projeto – “Portfólio” (8/10 valores):
     2.1) Critérios de avaliação do ponto 2:
               – Utilização adequada de terminologia científica (2/10);
               – Capacidade crítica e argumentativa (2/10);
               – Integração da discussão de conteúdos da acção de formação com (2/10);
               – Seleção de materiais e organização das fontes (1/10)
               – Dimensão estética, organizativa e adequação da referenciação bibliográfica (1/10).