INRISNAT – Iniciação aos Riscos e às Catástrofes Naturais:
Ação Acreditadas pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
Código: CCPFC/ACC-112264/21 | Carga Horária: 12,5 horas | Ver Certificado e Condições
A presente ação revela para progressão em carreira de Professores dos Grupos 420 e 520.
Data: a anunciar | Ficha de Inscrição (descarregar, ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento.)
A ação apenas se realiza com a participação mínima de 10 professores.
Conteúdos
O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), produzido na sequência do protocolo de colaboração estabelecido entre a DGE, DGEstE e a ANEPC, foi elaborado numa perspetiva de Educação e Proteção Civil, tornando-se num documento orientador com vista a implementar a Redução do Risco no Ensino, desde a Educação Pré-Escolar, aos Ensinos Básico e Secundário. Acresce que a inclusão do estudo dos riscos nos Programas e Metas Curriculares de diversas disciplinas justifica a formação ou a atualização dos conhecimentos técnico-científicos dos professores.
Ora, a promoção de ações de formação na área dos riscos, prevenção e segurança é um dos fins da RISCOS, pelo que a inserção deste curso no seu plano de atividades cria condições para se iniciar a formação dos docentes no âmbito do RERisco, consciencializando-os para a problemática dos riscos, no contexto de uma cidadania ativa, e tornando-os capazes de virem a formar cidadãos solidários e conscientes em matéria de proteção e socorro, contribuindo assim para a promoção, na sociedade portuguesa, de uma cultura estratégica de segurança, o que, entre outros aspetos, passa por lhes:
– Ministrar uma componente técnica e científica sobre os diferentes tipos de riscos naturais;
– Aumentar a sua perceção sobre os riscos naturais que podem vir a afetar os alunos;
– Dar a conhecer medidas de autoproteção adequadas à plena manifestação dos riscos naturais.
Objetivos
Este curso tem como objetivo sensibilizar os Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e do Ensino Secundário, para as questões relacionadas com os riscos, designadamente em termos de:
- Identificação do conceito de”risco natural”, bem como dos inerentes aos diferentes tipos de riscos naturais;
- Análise de ocorrências paradigmáticas numa lógica multiescalar, relativas aos diferentes subtipos de riscos naturais;
- Apresentação genérica dos conteúdos constantes do RERisco, sobre riscos naturais, bem como sobre as respetivas causas, os principais efeitos e a localização das áreas geográficas mais suscetíveis a cada tipo de risco;
- Conhecimento dos comportamentos de prevenção e de medidas de autoproteção apropriadas a cada situação em que haja manifestação de riscos naturais.
Formadores Destinatários
António Vieira Professores dos Grupos de Recrutamento: 420 – Geografia; 520 – Biologia e Geologia;
Professor Auxiliar da Universidade do Minho
Bruno Martins
Professor Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto
Luciano Lourenço
Professor Catedrático (Jubilado) da Universidade de Coimbra
Regime e Frequência
As sessões realizam-se presencialmente, a não ser que sejam impostas medidas de contingência associadas ao contexto de COVID19. Nesse caso, os cursos decorrerão por videoconferência.
Metodologias de realização da ação
A ação terá 12,5 horas (8h presenciais e 4,5h não presenciais, à distância-assíncronas), distribuídas da seguinte forma:
-
O quadro teórico, conceptual e metodológico (3 horas, presenciais);
-
Os riscos naturais e as suas manifestações (5 horas, presenciais);
-
Educação para os riscos naturais (4,5 horas, não presenciais-assíncronas).
Módulos da ação
- O quadro teórico, conceptual e metodológico:
1.1 – Definição de “risco natural”;
1.2 – Enquadramento dos riscos e das catástrofes naturais na teoria do risco,
1.3 – Análise de ocorrências paradigmáticas numa lógica multiescalar;
1.4 – Apresentação de metodologia de trabalho em riscos naturais. - Os riscos naturais e as suas manifestações:
2.1 – Riscos geológicos/geofísicos: dos tectónicos aos magmáticos;
2.2 – Riscos climáticos e meteorológicos;
2.3 – Riscos hidrológicos;
2.4 – Riscos geomorfológicos;
2.5 – Riscos biológicos. - Educação para os riscos naturais:
3.1 – Exploração documental – Da “Carta Internacional para a Educação Geográfica” ao “Referencial de Educação para os Riscos”;
3.2 – Análise do tema dos riscos naturais nos currículos escolares;
3.3 – Da ciência ao contexto escolar: conceção de atividades pedagógicas sobre a temática.
Dados pagamento
Nome da Conta: RISCOS | NIF: 506 731 391
IBAN: PT50 0035 0255 0023 5192 8307 9
BIC/SWIFT: CGDIPTPL
Avaliação
Este curso realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:
1) Participação na ação de formação (2/10 valores).
1.1) Critérios de avaliação do ponto 1:
– Assiduidade contínua e interação (1/10);
– Qualidade científica das intervenções e espírito crítico (1/10).
2) Trabalho Projeto – “Portfólio” (8/10 valores):
2.1) Critérios de avaliação do ponto 2:
– Utilização adequada de terminologia científica (2/10);
– Capacidade crítica e argumentativa (2/10);
– Integração da discussão de conteúdos da acção de formação com (2/10);
– Seleção de materiais e organização das fontes (1/10)
– Dimensão estética, organizativa e adequação da referenciação bibliográfica (1/10).