AC/AG-SPTH – Alterações Climáticas,
o Aquecimento Global, a Sustentabilidade e o Patamar da Tolerância Humana

 

Ação Acreditadas pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
Código: CCPFC/ACC-119795/23    |    Carga Horária: 12,5 horas (8 horas presenciais e 4,5 assíncronas)    |    Ver Certificado e Condições
A presente ação revela para progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 510, 520.
Cartaz Geral (pdf) e Circular (pdf)

Datas (presenciais): Local:

dia 2 de novembro de 2023 das 17h00-19h00 (2,0 horas)
dia 3 de novembro de 2023 das 17h00-19h00 (2,0 horas)
dia 4 de novembro de 2023 das 08h30-13h00 (4 horas)

Jardim-Escola João de Deus de Ponta Delgada
Avenida Natália Correia, 9, São Pedro
9500-341 Ponta Delgada
Contactos: 296 099 009; 296 098 105

Ficha de Inscrição (descarregar, ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento e enviar para riscos@riscos.pt)
Lotação máxima de participantes: 25 professores.



Conteúdos

Atualmente, o ser humano está dependente da sua ação face ao respeito pela Natureza. A emissão de gases de efeito de estufa desde a revolução industrial tem levado a um impacto negativo sobre a atmosfera. O aumento de gases de efeito de estufa desequilibraram a capacidade de a superfície da Terra manter uma qualidade do ar para a sobrevivência dos seres vivos. O “buraco” da camada de ozono, na camada da Estratosfera, provocou no ser humano que reside na baixa camada da Troposfera uma menor proteção. O ozono troposférico, que agrava as agudizações de algumas doenças respiratórias, é considerado no índice de qualidade do ar. Os ecossistemas foram alterados e o aquecimento global potenciou a taxa de evaporação, o que faz gerar mais nuvens de precipitação persistente com consequências inundações em zonas que favorecem o processo da condensação do vapor de ar acima da temperatura do ar que é superior à temperatura de ponto de orvalho. Um olhar para a Atmosfera que nos rodeia permite conhecer o mais bem equipado laboratório gratuito. Observar processos físicos e químicos, feixes de energia, o aumento do nível médio das águas do oceano, o ciclo diurno da radiação solar, a razão das estações do ano na latitude e longitude de Portugal, a refração da luz, a irisação das nuvens altas, o acordar e ver ervas molhadas, o acordar e ver o carro com uma película de gelo, etc. Pensar em questões como por exemplo: será que as condições da atmosfera são iguais para a formação do orvalho, das nuvens, do nevoeiro e da neblina.

 

Objetivos

Este curso de formação, destinado a professores, visa a discussão e divulgação das diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre a Educação para o Risco usando a atmosfera, como laboratório, e pretende-se que os formandos alcancem os seguintes objetivos:

  1. Passem a questionar os fenómenos atmosféricos que observam no seu dia-a-dia;
  2. Possam através de processos físicos e químicos fazer interpretações científicas do que observam na atmosfera;
  3. Possam identificar que condições durante a noite favorecem a formação de orvalho e da geada;
  4. Possam derrubar conceitos assumidos como concessões alternativas (exemplo: está a orvalhar; durante a noite caiu geada, não saber distinguir a formação de granizo e da saraiva);
  5. Possam usar e construir instrumentos de baixo custo para avaliarem as condições termohigrométricas do ar;
  6. Possam respeitar a natureza com base na sustentabilidade de uma vida saudável.

 

Formador                     Destinatários

Mário Talaia                                                                                                         Professores dos Grupos de Recrutamento: 230 – Matemática e Ciências da Natureza;
Professor Auxiliar (Aposentado) da Universidade de Aveiro                                                                                                       420 – Geografia; 510 – Física e Química;
Membro colaborador do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática                                                                                    520 – Biologia e Geologia;
e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro 

Regime e Frequência

As sessões realizam-se presencialmente.

 

Metodologias de realização da ação

Serão consideradas 12,5h de formação (sendo 8h presenciais e 4,5h à distância para elaboração de relatório e/ou video), distribuídas da seguinte forma:
1- Fundamentos teóricos – 4,0 horas
2- Questões problemas: interpretação física, solução com valorização de ideias dos participantes – 1,0 horas
3- Exploração para casos que envolvem a Educação para o Risco – 1,0 horas
4- Atividades experimentais usando instrumentos simples- 2,0 horas

 

Módulos da ação

As alterações climáticas e o aquecimento global. Riscos e certezas

Atualmente é assumido que falar em alterações climáticas é falar de fenómenos extremos, com maior frequência. Estes estão a ter um impacto negativo, em geral, na sociedade e, em particular, nas áreas da política, da economia, das finanças, da valorização de riscos que estão a alterar a forma de vida do ser humano. Desenvolver competências para a interpretação científica de fenómenos observados no quotidiano é alicerçar uma boa formação cívica face à natureza.

Conteúdos específicos da ação:

  1. A Meteorologia Física e o Ambiente Térmico que nos rodeia;
  2. O ar húmido e a água: o processo da evaporação e o processo da condensação;
  3. A física das nuvens, do orvalho, da geada, do nevoeiro, da neblina, do movimento das massas de ar, as cartas meteorológicas, os constituintes da atmosfera, o efeito de estufa, o “buraco” do ozono estratosférico, o ozono troposférico; as inundações, as catástrofes devido à persistência de nuvens geradoras de precipitação, e valorizar questões colocadas pelos formandos;
    1.  Fazer equipamento simples para registar a humidade relativa do ar e usar equipamento termohigrometrico;
    2. Avaliar a sensação térmica do local usando o diagrama da WMH (Organização Mundial de Saúde).
  4. Valorização das ideias apresentadas pelos formandos e interpretar fisicamente e com linguagem científica as conceções alternativas detetadas.

 

Preçário e Dados pagamento

25,00€* – Adesão a Novo Associado da Riscos (ver mais informações)
(*custo da quota anual de Associado(a) Individual da RISCOS)

Dados Bancários:
Nome da Conta: RISCOS | NIF: 506 731 391
IBAN: PT50 0035 0255 0023 5192 8307 9
BIC/SWIFT: CGDIPTPL

 

Avaliação

Este curso realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:

  1. Participação ativa e construtiva do formando nas múltiplas atividades da ação (30%);
  2. Realização de um relatório final individual, até 5 páginas, versando um conceito teórico (ou um conjunto de conceitos) e/ou problematizando um ou vários estudos de caso, dentro do universo da temática estudada ao longo das sessões de trabalho (70%):
    1. Para além do formato texto, este relatório final individual pode seguir outras estratégias de comunicação como, por exemplo, um trabalho de vídeo.