RSG – Curso de Formação sobre Riscos, Sociedade e Ensino da Geografia. Interações didáticas de domínios curriculares a partir do estudo de caso do vulcão dos Capelinhos
(Açores, Faial): 

Ação Acreditadas pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
Código: CCPFC/ACC-112015/21    |    Carga Horária: 12,5 horas    |    Ver Certificado e Condições
A presente ação revela para progressão em carreira de Professores dos Grupos 420 e 520.
Data: 14/07/2022    | Ficha de Inscrição (descarregar, ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento)
A ação apenas se realiza com a participação mínima de 10 professores.



Conteúdos

A necessidade de formação de docentes técnico-científica na área dos riscos ganhou força na sequência do protocolo de colaboração estabelecido entre a DGE, DGEstE e a ANEPC, visando a Educação e Proteção Civil, do qual foi produzido o Referencial de Educação para o Risco (RERisco). Trata-se de um documento orientador para implementação desta área no Ensino, desde a Educação Pré-Escolar, aos Ensinos Básico e Secundário, com a inclusão dos riscos nos Programas e Metas Curriculares em diversas disciplinas. Este curso visa criar condições para a formação de docentes no âmbito do RERisco, consciencializando-os para a problemática dos diferentes tipos de riscos, bem como, a forma como estes se classificam e relacionam. No quadro teórico e conceptual pretende-se discutir a classificação dos riscos tendo por base a respetiva génese, bem como, o contributo da Geografia na educação para o risco. Tendo por base o território açoriano (ilha do Faial), em particular o vulção dos Capelinhos, pretende-se analisar a percepção da população face ao risco vulcânico, em termos de resiliência sócio-comunitária, bem como, discutir de que forma este estudo de caso pode contribuir para a interação didática de domínios curriculares, nomeadamente os que dizem respeito ao tema dos “riscos, ambiente e sociedade” e “mobilidade da população”.

 

Objetivos

Este curso tem como objetivo sensibilizar os Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e do Ensino Secundário, para as questões relacionadas com os riscos, designadamente em termos de:

  1. Conhecer a classificação dos riscos tendo por base a génese dos mesmos;
  2. Compreender os principais conceitos relacionados com a temática cíndinica, em particular, riscos naturais, riscos sociais, susceptibilidade, vulnerabilidade, perigo, crise e catástrofe natural;
  3. Entender como é que a dinâmica dos riscos naturais na Ilha do Faial, mais concretamente o vulcânico, influência a relação da comunidade autóctone afetada com o território de vivência quotidiana;
  4. Classificar o retorno como processo de reterritorialização que medeia esta relação topofílica entre os indivíduos e o(s) lugar(es) de risco, enquanto mecanismo de resiliência;
  5. Desenvover discussões didáticas realizadas a partir de uma reflexão analítica, em estreita relação com práticas empíricas em contexto de sala de aula.

 

Formadores                  Destinatários

Bruno Martins                                                                                                       Professores dos Grupos de Recrutamento: 420 – Geografia; 520 – Biologia e Geologia;
Professor Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto 
Fátima Velez de Castro
Professora Auxiliar da Universidade de Coimbra

 

Regime e Frequência

As sessões realizam-se presencialmente, a não ser que sejam impostas medidas de contingência associadas ao contexto de COVID19. Nesse caso, os cursos decorrerão por videoconferência.

 

Metodologias de realização da ação

A ação terá 12,5 horas (8h presenciais e 4,5h não presenciais, à distância-assíncronas), distribuídas da seguinte forma:

  • O quadro teórico e conceptual, e enquadramento geográfico (4,5 horas presenciais);

  • O risco vulcânico e a relação da comunidade autóctone afetada com o território de vivência quotidiana (4 horas presenciais);

  • Educação para o risco e o contexto (4 horas não presenciais, assíncronas)

    .

 

Módulos da ação

  1.  Quadro teórico e conceptual:
    1.1 – Discussão concetológica em torno dos conceitos de riscos naturais, riscos sociais, susceptibilidade, vulnerabilidade, perigo, crise e catástrofes naturais.
  2. Enquadramento geográfico da arquipelago açoriano, da ilha do Faial e do vulcão dos Capelinhos:
    2.1 – Aspectos físicos da ilha do Faial: o clima e a geomorfologia;
    2.2 – O paroxismo vulcânico dos Capelinhos.
  3.  O risco vulcânico e a relação da comunidade autóctone:
    3.1 – A percepção da população faialense face ao risco vulcânico;
    3.2 – O processo de reterritorialização que medeia esta relação topofílica entre os indivíduos e o(s) lugar(es) de risco, enquanto mecanismo de resiliência.
  4.  Educação para o risco:
    4.1 – Os princípios educativos e as práticas letivas: análise de documentos oficiais de referência;
    4.2 – Da ciência à escola: análise de referências bibliográficas ao apoio escolar;
    4.3 – Saber estar, saber fazer: propostas de atividades pedagógico-didáticas.

 

Dados pagamento

Nome da Conta: RISCOS | NIF: 506 731 391
IBAN: PT50 0035 0255 0023 5192 8307 9
BIC/SWIFT: CGDIPTPL

 

Avaliação

Este curso realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:

1) Participação na ação de formação (2/10 valores).
     1.1) Critérios de avaliação do ponto 1:
             – Assiduidade contínua e interação (1/10);
              – Qualidade científica das intervenções e espírito crítico (1/10).

2) Trabalho Projeto – “Portfólio” (8/10 valores):
     2.1) Critérios de avaliação do ponto 2:
               – Utilização adequada de terminologia científica (2/10);
               – Capacidade crítica e argumentativa (2/10);
               – Integração da discussão de conteúdos da acção de formação com (2/10);
               – Seleção de materiais e organização das fontes (1/10)
               – Dimensão estética, organizativa e adequação da referenciação bibliográfica (1/10).