TRS/TAFN – A Tríade da Radiação Solar, da Termodinâmica da Atmosfera e da Física das Nuvens. Uma Contribuição para a Educação para o Risco

 

Ação Acreditadas pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua).
Código: CCPFC/ACC-123330/24   |    Carga Horária: 12,5 horas (8 horas presenciais e 4,5 assíncronas)    |    Ver Certificado e Condições
A presente ação releva para progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 420, 510, 520.
Cartaz Geral (pdf) e Circular (pdf)

Datas (presenciais): Local:

dia 24 de outubro de 2024 das 17h00-19h00 (2,0 horas)
dia 25 de outubro de 2024 das 17h00-19h00 (2,0 horas)
dia 26 de outubro de 2024 das 08h30-13h00 (4 horas)

Jardim-Escola João de Deus de Ponta Delgada
Avenida Natália Correia, 9, São Pedro
9500-341 Ponta Delgada
Contactos: 296 099 009; 296 098 105

Ficha de Inscrição (descarregar, ao qual deve juntar o comprovativo de pagamento e enviar para riscos@riscos.pt)
Lotação máxima de participantes: 15 professores.



Conteúdos

Atualmente, o ser humano está dependente da sua intervenção consoante o respeito que mostra ter pela Natureza. Assim, e numa formação de Educação para o Risco a contribuição da formação científica do conhecimento a partir da meteorologia física é o alicerce para se estudarem estratégias de intervenção face a condições atmosféricas agressivas e consideradas como fenómenos extremos.
É importante conhecer os impactos das alterações climáticas através do aquecimento global nos ecossistemas, e a contribuição do conhecimento científico acerca da importância da sustentabilidade do planeta Terra a partir da aplicação da radiação solar, da termodinâmica da atmosfera, da física das nuvens e interpretação de cartas meteorológicas com a utilização de modelo simplificado de aproximação geostrófico.
Nos dias atuais, um professor deve desenvolver uma banda de conhecimento científico em virtude de os alunos procurarem explicações para questões problema diversificadas para compreenderem a sobrevivência e o bem-estar do ser humano. Este curso mostrará ser a formação adequada que despertará uma interpretação física simplificada para explicar os fenómenos que ocorrem na troposfera e que será um marco de uma aprendizagem ativa onde as ideias dos formandos serão valorizadas.
Através da aplicação de um modelo de aprendizagem baseado na resolução de problemas num contexto ciência, tecnologia, sociedade e ambiente a Educação para o Risco será, durante o curso, um vetor sempre presente e ligada à relação do ser humano com o ambiente.

 

Objetivos

Este curso de formação, com abordagem de banda larga de conhecimento científico e pedagógico, destinado a professores de diferentes áreas de intervenção elegíveis, visa a discussão e divulgação das diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre a Educação para o Risco usando como metodologia um ensino baseado na resolução de questões problema, e pretende-se que os formandos alcancem os seguintes objetivos:

  1. Questionar a posição do planeta Terra no sistema solar e como a radiação solar afeta a vida;
  2. Valorizar a termodinâmica da atmosfera como elo da interpretação física dos processos que ocorrem na troposfera;
  3. Possam viajar ligados a uma sonda numa radiossondagem para conhecimento das grandezas higrométricas e a sua visualização num tefigrama;
  4. Identificar a formação da base de uma nuvem e determinar a sua altitude;
  5. Compreender como as diferentes nuvens podem ser identificadas e interpretar o crescimento de gotas de água por diferentes processos. A velocidade terminal de uma gota de água será interpretada e prevista;
  6. Dar a conhecer práticas letivas a várias escalas (sala de aula, de campo, grupo disciplinar, escola) sobre a temática da Educação para o Risco.l.

 

Formador                     Destinatários

Mário Talaia                                                                                                         Professores dos Grupos de Recrutamento: 230 – Matemática e Ciências da Natureza;
Professor Auxiliar (Aposentado) da Universidade de Aveiro                                                                                                       420 – Geografia; 510 – Física e Química;
Membro colaborador do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática                                                                                    520 – Biologia e Geologia;
e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro 

Regime e Frequência

As sessões realizam-se presencialmente.

 

Metodologias de realização da ação

Serão consideradas 12,5h de formação (sendo 8h presenciais e 4,5h à distância para elaboração de relatório e/ou video), distribuídas da seguinte forma:
1- Fundamentos teóricos e abordagem numa dinâmica – 3,0 horas (presenciais);
2- Aprendizagem baseada na resolução de problemas, exploração para casos que envolvem a Educação para o Risco – 3,5 horas  (presenciais);
3- Questões problemas: interpretação física, solução com valorização de ideias dos participantes – 1,5 horas (presenciais);
4- Elaboração de um Relatório Individual – 4,5 horas (assíncronas).

 

Módulos da ação

O conhecimento científico da tríade formada pela radiação solar, termodinâmica da atmosfera e física das nuvens é o alicerce para se tomarem decisões estratégias de intervenção e proteção das populações face às alterações climáticas e o aquecimento global.

Nesta perspetiva e na aplicação de uma aprendizagem baseada na resolução de problemas serão valorizados os seguintes conteúdos sempre através de um fio condutor de interpretação física para a Educação para o Risco.

Conteúdos específicos da ação:

  1. A radiação solar e a superfície terreste face à importância da radiação solar no planeta Terra através da absorção da energia radiante, da absorção da radiação solar na atmosfera, do albedo planetário e da superfície terrestre, o efeito de estufa e suas consequências valorizando os cenários do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) e o balanço energético global;

  2. A termodinâmica da atmosfera como instrumento de interpretar a dinâmica da atmosfera, nomeadamente da troposfera. Estudar-se-á a importância da aplicação da altura geopotencial, da variação da pressão na atmosfera em altitude, da equação hipsométrica, dos processos adiabáticos e termodinâmicos, do conceito de partícula ou massa de ar, do gradiente adiabático, do diagrama pseudoadiabático, do diagrama temperatura entropia ou tefigrama, das características do ar húmido, do vapor de água, das grandezas higrométricas, da transformação adiabática saturada e pseudoadiabática, da estabilidade e instabilidade da atmosfera;

  3. A física das nuvens através da sua definição, da condensação do vapor de água na atmosfera será introduzida. Far-se-á a interpretração do crescimento de uma gota por condensação, por crescimento por colisão e coalescência, da formação de gelo, neve, granizo e chuva;

  4. Cartas meteorológicas, sua interpretação e aplicação da aproximação geostrófica;

  5. Apresentar-se-á o exemplo dos “fornos naturais” ou “covas naturais” ou “caldeiras naturais” localizados na plataforma da Lagoa das Furnas (ilha de S. Miguel – Açores).

 

Preçário e Dados pagamento

Montante:  35,00€ (trinta e cinco euros)

Dados Bancários:
Nome da Conta: RISCOS | NIF: 506 731 391
IBAN: PT50 0035 0255 0023 5192 8307 9
BIC/SWIFT: CGDIPTPL

 

Avaliação

Este curso realiza-se por avaliação contínua, tendo em conta as seguintes modalidades:

  1. Participação ativa e construtiva do formando nas múltiplas atividades da ação (40%);
  2. Realização de um Relatório Individual final, até 5 páginas, versando um conceito teórico (ou um conjunto de conceitos) e/ou problematizando um ou vários estudos de caso, dentro do universo da temática estudada ao longo das sessões de trabalho (60%, assim repartidos: 30% uso adequada da terminologia científica; 20% capacidade critica e argumentativa e 10% organização e estética):
    1. Para além do formato texto, este relatório final pode seguir outras estratégias de comunicação como, por exemplo, um trabalho de vídeo.